segunda-feira, 9 de junho de 2008

Resposta para os meninos do 5º C do Professor Raul

Olá, meus Amores! Sabem que eu sempre tive a mania de chamar aos alunos "Meus Amores"? E, que eu saiba, nunca ninguém se zangou. Eu tive, durante muitoooooos anos alunos adultos e tinha que ter cuidado para não lhes chamar "meus Amores" também... Não seria lá muito apropriado, pois não?
Então por que me chamo Avó Pirueta? É muito simples: eu tenho uma filha, a Joaninha (já é uma senhora, é Bióloga, vive em Penamacor) que adora gatos, cães, todos os animais. E quando ela fez anos, ainda pequenina, demos-lhe uma gata Siamesa a que chamámos Sinhá. Em memória da Andorinha Sinhá, que se apaixonou por uma gato Malhado, conforme conta Jorge Amado num livro lindíssimo que vocês devem tentar ler.
Mas a Sinhá durou os anos que tinha que viver e um dia morreu. Ficámos muito tristes. Todos nós e a Joaninha mais do que ninguém. Ela tem uma Amiga que faz anos em Abril e como lhe tinha morrido o gato dela, chamado Óscar, a Joaninha ofereceu-lhe uma gatinha com dois meses. Outra Siamesa. Mas ela acabou, por razões que não interessa agora explicar, por voltar para casa e foi para a minha casa, pois eu estava a recuperar de uma operação. Ela passava a vida a brincar comigo, e ron-ron-ron, cheia de mimo, a fazer piruetas. Chamei-lhe Pirueta. Depois, os meus netos, quando eram assim ainda um pouco mais pequenos do que vocês, quando me iam visitar, começaram a chamar-me Avó Pirueta. E eu sempre pensei que era o nome mais lindo que me poderiam chamar. Foi assim. Muito simples. A Pirueta também já morreu, velhinha. Ela e a Sinhá foram enterradas no nosso jardim e depois plantámos duas roseiras brancas lá. Estão lindas, lindas, embora o melhor sítio para enterrar um animal de que gostemos seja no coração do dono... Um beijinho para os meninos do 5º C! Boas férias e lembrem-se que há outros meninos menos felizes do que vocês, sim?

1 comentário:

Raul Martins disse...

Vim aqui deixar um comentário que os do 5ºC colocaram noutro sítio:

Olá Avó Pirueta. Tínhamos aula de Matemática mas o professor faltou porque está numa reunião de notas do 10º ano. Pedimos para ver se já tinha dado resposta às nossas perguntas e aqui estamos a lê-las. Obrigado por ter respondido. Adoramos a história sobre o seu nome.

Prometemos que vamos dar um grande abraço aos nossos avós (nem que seja só por telefone).
Beijinhos do 5º C