terça-feira, 13 de maio de 2008

Será que isto serve de resposta?

Adivinhem o que isto é, antes de lerem. Aposto que não haverá muitos que acertem à primeira...

Amigos,
Hoje vou deixar a Senhora Ministra em paz e responder por este meio a todos os que me perguntam o que faço. Já enviei fotos com meninos a quem ensino, antes de mais, a ser meninos, em Viana, já mandei fotos com um grupo de mulheres de Quibaxi, onde cozinhámos em conjunto o que havia, arranjámos remédios, falámos da necessidade de espaçar as gravidezes, etc. Neste momento estou em Luanda, por acaso muito bem instalada (parece férias...), com o mar a 20 metros de um lado e a 100 metros do outro. Estou a dar 4 horas de formação por dia a pessoas sem habilitações, que fazem trabalhos hospitalares indiferenciados, e a quem procuro instilar a noção de humanização. Porque é de uma necessidade estrondosa. No dia 26 vou para uma Província que ainda não está definida, ajudar a formar mobilizadores. Para isso, escrevi o ano passado um livrinho, cuja edição foi paga por uma empresa angolana, e do qual transcrevo o ponto 5.6., Higiene pessoal e Higiene do Ambiente. Mobilizadores são pessoas mais expeditas que trabalham comigo e depois ficam responsáveis pela implementação do que aprenderam, em termos de saúde, higiene, alimentação, vida familiar, economia doméstica, etc. nas suas comunidades

5.6. Higiene pessoal e higiene do ambiente
A Higiene ajuda a prevenir as doenças, a conservar a saúde e a impedir o contágio de doenças infecciosas. Quando falamos de higiene, estamos a falar da higiene da pessoa, da roupa, dos alimentos, da casa e do quintal, se o houver. Com as crianças, praticamente desde que nascem, deve haver todo o cuidado: fraldas limpas, biberões bem lavados, roupas limpas e próprias para a temperatura, comida bem cozinhada e livre de micróbios, moscas, etc. Tome banho sempre que puder; se não puder, lave a cara, os pés e os braços todos os dias, de manhã e à noite. Use sabão azul. Lave os dentes depois de comer. Ensine o se filho a fazer tudo isto.
Use roupa lavada, por dentro e por fora, lave os alimentos antes de os cozinhar e lave as mãos muitas vezes. Estes são outros cuidados que deve ter.
Construa uma espécie de torneira com um garrafão e uma mangueira ou como se mostra na figura. (Não pude pôr aqui a figura, fica para a próxima...). Não tussa nem espirre para cima dos alimentos e das outras pessoas e não mexa em alimentos com feridas a descoberto. Cubra os cortes ou feridas que tiver.
A nossa casa deve ser arejada, estar sempre bem varrida, sem buracos por onde possam entrar ratos, cobras e insectos. O lixo atrai as moscas e as águas sujas chamam os mosquitos. Varra o seu pátio e enterre o lixo como foi dito antes. Queime folhas de eucalipto, nime, laranjeira, limoeiro ou outras ervas ou folhas do mato com bom cheiro, porque além de perfumarem a casa afastam os mosquitos. Quando lavar a louça, é melhor deixá-la a escorrer do que secar com panos. Mas cubra-a por causa das moscas e outros animais.
Uma das maneiras de termos realmente higiene no lugar onde vivemos é termos latrinas, se não pudermos ter retretes.
Uma latrina deve ser construída perto de casa mas nunca a menos de uns 20 a 25 metros de qualquer local onde haja água, para não estragar a água. Pode fazer-se com chapas de zinco, tijolo, blocos e cobrir o tecto com o que for mais fácil e útil ao mesmo tempo. A fossa da latrina deverá ter uns três metros de fundo por um de abertura. Um bidão velho, metido no solo e depois coberto também pode servir. Pense na cobertura da fossa, onde vai fazer o buraco para as fezes caírem dentro dela. O buraco não pode ser muito grande por causa das crianças e arranje uma tampa com alça para levantar e baixar.
De vez em quando deite um pouco de terra ou cinzas para cima das fezes. As cinzas vão afastar as moscas e o mau-cheiro e ajudam a formar estrume que depois vai tornar a terra mais rica e produtiva. Ensine as crianças a usar a latrina, a limpar-se e a ter cuidado depois: lavar as mãos. Ensine as meninas a limparem-se da frente para trás, porque assim evita a passagem dos micróbios para a vagina. A saúde, sua e dos seus filhos, é aquilo que, para si, deve ter mais valor.
Ajude-nos a ajudá-lo, a si e à sua comunidade.
Aprenderam alguma coisa? Poiséu aprendi a construir latrinas, fornos e coisas assim, para poder ensinar. Sabem, ninguém me ensinou isso na Universidade. Mas eu sempre pensei que a universidade era para nos ensinar a pensar e a agir. A fazer, aprendemos depois, na Vida. Meus Queridos, façam o favor de ser felizes!