sábado, 11 de dezembro de 2010

Boas Ideias

Sim, são muito boas ideias. São como aquele slogan do totoloto: "É fácil, é barato e dá milhões", lembram-se? Estas boas ideias de que vos falo são as que ouvi uma destas noites no concurso "Quem quer ser milionário?", sessão especial de Natal para apoio à Cruz Vermelha. Dizia uma senhora, creio que vice-presidente da instituição, que era muito fácil ajudar:
  1. Podemos comprometermo-nos a levar o jornal no fim-de-semana a uma pessoa sozinha e que não possa fazê-lo por si.
  2. Ou aceitar telefonar uma ou duas vezes por dia a uma pessoa sozinha. Para falar com ela. Para saber se está tudo bem.
  3. Ou ir visitar um doente a um hospital. Uma vez por semana. Alguns minutos. Nem sequer é preciso ser em dia certo.
  4. Ou...

Estou a ver (como já vi) alguém a pensar que estas pessoas não precisam de ajuda. Devemos reservarmo-nos para os "pobrezinhos", os que não têm casa, não têm comida, têm frio. Pois...

A Caridade que nos levaria a aceitar aqueles três desafios acima ou outros semelhantes é verdadeiro Amor. Não quero dizer que não devamos ajudar os necessitados. Mas isso, geralmente, faz-se dando qualquer coisa: dinheiro,víveres, roupas, etc. E pondo o corpo fora.

Mas quando damos tempo, palavras nossas, sorrisos, aí não damos dinheiro: aí, damo-nos. E, estranhamente, até parece que ficamos maiores, que aumentamos de tamanho, em vez de diminuirmos. Não sei se é possível comparar as necessidades de quem tem fome de comida e quem tem fome de uma palavra, de um gesto. Julgo que não se pode comparar. Cada uma tem as suas especificidades, mas creio que o sofrimento que se sente em cada um dos casos pode ter muito em comum.

Sei, por outro lado, que por estes dias há Professores que se apercebem de que alunos seus estão a passar por situações difíceis. E podem ter a certeza de que os Pais deles não são dos que se queixam em público. Por favor, sejam sensíveis: discretos, mas actuantes. Não exponham o que descobrirem. Mas, com a tal discrição exigida, mostrem-lhes que podem contar convosco.

Verifiquem se há casos de fome e mobilizem boas vontades. Há muita gente que gosta e quer ajudar. Discretamente. Anonimamente. E aí, a maior parte das vezes, basta dar...

Bem, estamos quase no Natal. Aproveitemos as boas-vontades...

Ah, antes de acabar: estou muito feliz porque a Madre Maria Clara, Fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição vai finalmente ser beatificada. Há muito que esperávamos esta bênção. Irmã Olinda, Irmã Susana, Irmã Rosa, estamos de parabéns!