Amigos, todos nós sabemos que as opiniões e os conselhos se dão, o que, para muita gente, não é grande elogio. Este é o primeiro Mas. A seguir, preciso de confessar que não tenho a certeza de estar devidamente actualizada. No entanto, ouso publicar aqui, dividido em três postagens (será assim que se diz?), para não cansar, 30 conselhos que "arrumei" há uns 5 ou 6 anos para quem quisesse ser professor. Aqui vão os 10 primeiros:
"Há uma obra de Robert D. Ramsey, "501 Dicas para Professores", publicado pela Replicação, que gosto de abrir, numa página qualquer, e ler. Faço-o quase sempre com um sorriso e aquele menear de cabeça que significa "é isto mesmo!"
Ora, sem querer plagiar a referida obra, que tem como subtítulo " Ideias, estratégias e sugestões devidamente testadas", eu gostaria de pedir, humildemente, autorização para que me deixassem também apresentar alguns conselhos e sugestões. Vamos a isto:
1.Por favor, vá para Professor por gosto e vocação. Nenhuma licenciatura fará de si, de per si, um bom Professor. Além de que será, certamente, um ser humano infeliz, o que se repercutirá nos seus alunos.
2.Seja optimista - as coisas podem sempre correr melhor do que nós pensámos.
3.Seja franco - se estiver doente ou mal disposto, seja sincero e diga aos seus alunos que tem os seus próprios problemas e espera que eles não compliquem. Os jovens podem ser muito generosos.
4.Cultive-se - tudo avança e se modifica a alta velocidade, especialmente no campo do conhecimento. Não se deixe ficar para trás. Actualize-se continuamente. O lema agora é "aprender ao longo da vida".
5.Ensinar e aprender é Trabalho, mas não é uma expiação. Não precisa de usar muito "folclore" mas lembre-se de que já lá vai o tempo do "magister dixit". Estude a sua "gente", descubra estratégias e materiais, puxe por eles. Fale com Colegas e partilhe ideias e não só.
6. Faça os possíveis por mostrar que aquilo que ensina tem utilidade e, por favor, nunca menospreze a importância da sua disciplina.
7.Lembre-se de que um Professor é sempre Professor de Português. Use o registo de língua adequado à situação de aula e tenha um cuidado extremo naquilo que escreve.
8.Se pensa ou sabe que tem problemas de expressão escrita a nível de ortografia, estrutura frásica ou pontuação, aja de imediato. Adquira os livros que o podem ajudar, peça ajuda a amigos muito especiais e de confiança, use o corrector ortográfico do computador e leia bons autores portugueses. Dos que sabem mesmo escrever.
9. Tenha o máximo cuidado ao redigir os testes. Como sabe, há regras. Respeite-as. Seja claro no que pede, não utilize vocabulário que não usa normalmente nas aulas, parta do mais fácil para o mais difícil, dê sempre a conhecer a cotação de cada questão porque os alunos poderão ter necessidade de optar por uma ou outra questão, se tiverem problemas de tempo e não se esqueça de uma ou duas questões para que alguns alunos possam mostrar a diferença.
10.Não demore semanas a corrigir os testes e, se marcar trabalhos de casa, faça a sua correcção. Os alunos respeitam mais facilmente um Professor que entrega os testes com a brevidade possível e faz a sua correcção formativamente, isto é, de modo a que ela sirva para que os alunos aprendam o que não sabiam ou corrijam alguma ideia errada.
(Por motivos óbvios, ando um pouco atrapalhada com o tempo. Ainda não aprendi a fazer apresentações de jeito. Em Julho, se Deus quiser, vou aprender.)
terça-feira, 6 de maio de 2008
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