domingo, 6 de julho de 2008

A Escola da Ponte

Não sei se, entretanto, alguém de entre nós postou este texto de Rubem Alves, um de entre seis que ele dedicou à Escola da Ponte. Se o fez, perdoem, mas eu fui à fonte... porque cada vez gosto mais de o ler e cada vez entendo melhor as suas ideias e o que lhes está subjacente. Portanto, com muita satisfação (caramba, estão a dizer bem de uma coisa nossa! Perguntar o que aconteceu depois é outo assunto!), qui vai Rubem Alves:


Quero uma escola retrógrada...
Aforismo que repito sempre: "Numa terra de fugitivos aquele que anda na direção contrária parece estar fugindo." O poeta T. S. Eliot, que o escreveu, pôs o fugitivo no singular: um ser solitário. E era assim que eu sempre me sentia, andando sozinho na direção contrária. Mas, repentinamente, descobri um outro "fugitivo", um velho de longas barbas e que fumava um charuto fedorento. Não gosto de cheiro de charutos. Mas gosto de companhia. Aproximei-me dele e o reconheci. O nome dele era Karl Marx. Fiquei espantado porque sempre pensei que ele se encontrava no meio da multidão dos que andam para a frente, os modernos, economistas, cientistas - pois foi isso que sempre disseram dele os que se diziam seus intérpretes.
De facto, as roupas que ele usava eram modernas, feitas de tecido fabricado naquelas tecelagens (que ele odiava) onde trabalhavam mulheres e crianças 16 horas por dia, para enriquecer os donos. Evidentemente faltava-lhe tempo e habilidade para fazer o que fazia aquele outro retrógrado chamado Gandhi, que tecia seus próprios tecidos num tear doméstico que ele afirmava ter poderes terapêuticos e sapienciais. Percebi que ele era moderno por fora mas o seu coração era retrógrado; andava para trás. Como o meu.
Psicanalista, presto atenção nos detalhes, os lapsus, e foi assim que descobri esse segredo que ninguém mais sabia: um pequeno texto...Ele dizia nesse texto que o operário, ao ver o objeto que produzira, tinha de ver o seu próprio rosto refletido nele. Cada objeto tem de ser um espelho, tem de ter a cara daquele que o produziu. Quando o operário vê seu rosto refletido no objeto que ele produziu, ele sorri feliz. O trabalho, com todo o seu sofrimento, valeu a pena: foi dor de parto.
Agora, meu leitor, lhe peço: ande por sua casa e examine os objetos modernos que há por lá: liquidificadores, torradeiras, fogões, computadores. Olhando para eles, cara de quem você vê? Se, ao invés de estar comprando um desses objetos numa dessas lojas que vendem tudo para fazer sua mãe feliz - eles, os vendedores, acham que sua mãe é muito curta de inteligência e de sentimentos - você estiver numa exposição de arte - esculturas do Santos Lopes, esse extraordinário artista português, por exemplo - e você se apaixonar por uma delas - você poderá procurar um lugar, na escultura, onde ele colocou a sua assinatura. Você compra a escultura, leva-a para sua casa, põe na sala, e se eu for visitá-lo, ao ver a escultura, direi imediatamente, antes de examiná-la: " Ah! Você tem uma Santos Lopes!" Todas as esculturas do Santos Lopes têm a cara dele ( mesmo que ele não as assine; são inconfundíveis!). Mas o nome de que artesão irei dizer ao ver seu liquidificador, sua torradeira, seu computador, sua esferográfica? Esses objetos foram feitos por pessoas sem nome. Foram produzidos em linhas de montagem. São todos iguais. Quando ficam velhos são jogados fora e outros, novos, também produzidos em linhas de montagem, são comprados. Operários que trabalham em linhas de montagem não assinam as suas obras - porque não são deles - e nem vêem o seu rosto refletido nelas.

(...)
Nossas escolas são construídas segundo o modelo das linhas de montagem. Escolas são fábricas organizadas para a produção de unidades bio-psicológicas móveis portadoras de conhecimentos e habilidades. Esses conhecimentos e habilidades são definidos exteriormente por agências governamentais a que se conferiu autoridade para isso. Os modelos estabelecidos por tais agências são obrigatórios, e têm a força de leis. Unidades bio-psicológicas móveis que, ao final do processo, não estejam de acordo com tais modelos são descartadas. É a sua igualdade que atesta a qualidade do processo. Não havendo passado o teste de qualidade-igualdade, elas não recebem os certificados de excelência ISO-12.000, vulgarmente denominados diplomas. As unidades bio-psicológicas móveis são aquilo que vulgarmente recebe o nome de "alunos".
As linhas de montagem denominadas escolas se organizam segundo coordenadas espaciais e temporais. As coordenadas espaciais se denominam "salas de aula". As coordenadas temporais se denominam "anos" ou "séries". Dentro dessas unidades espaço-tempo os professores realizam o processo técnico-científico de acrescentar sobre os alunos os saberes-habilidades que, juntos, irão compor o objeto final. Depois de passar por esse processo de acréscimos sucessivos - à semelhança do que acontece com os "objetos originais" na linha de montagem da fábrica- o objeto original que entrou na linha de montagem chamada escola ( naquele momento ele chamava "criança") perdeu totalmente a visibilidade e se revela, então, como um simples suporte para os saberes-habilidades que a ele foram acrescentados durante o processo. A criança está, finalmente formada, isso é, transformada num produto igual a milhares de outros. ISO-12.000: está formada, isto é, de acordo com a forma. É mercadoria espiritual que pode entrar no mercado de trabalho.
Aí o meu companheiro de direção contrária me perguntou se não seria possível mudar as coisas. Abandonar a linha de montagem de fábrica como modelo para a escola e, andando mais para trás, tomar o modelo medieval da oficina do artesão como modelo para a escola. O mestre-artesão não determinava como deveria ser o objeto a ser produzido pelo aprendiz. Os aprendizes, todos juntos, iam fazendo cada um a sua coisa. Eles não tinham de reproduzir um objeto ideal escolhido pelo mestre. O mestre estava a serviço dos aprendizes e não os aprendizes a serviço dos mestres. O mestre ficava andando pela oficina, dando uma sugestão aqui, outra ali, mostrando o que não ficara bem, mostrando o que fazer para ficar melhor ( modelo maravilhoso de "avaliação"). Trabalho duro, fazer e refazer. Mas os aprendizes trabalham sem que seja preciso que alguém lhes diga que devem trabalhar. Trabalham com concentração e alegria, inteligência e emoção de mãos dadas. Isso sempre acontece quando se está tentando produzir o próprio rosto ( e não o rosto de um outro). Ao final, terminado o trabalho, o aprendiz sorri feliz, admirando o objeto produzido.
São extraordinários os esforços que estão sendo feitos para fazer com que nossas linhas de montagem chamadas escolas tão boas quanto as japonesas. Mas o que eu gostaria mesmo é de acabar com elas. Sonho com uma escola retrógrada, artesanal...
Impossível? Eu também pensava. Mas fui a Portugal e lá encontrei a escola com que sempre sonhara: a "Escola da Ponte". Me encantei vendo o rosto e o trabalho dos alunos: havia disciplina, concentração, alegria e eficiência.


Meu comentário: Eu não tenho a felicidade de ter uma receita, como Rubem Alves, e não tenho a idade dele, o que me permitiria dizer tudo isto sem me crucificarem, mas como eu sonho também com a possibilidade, cada vez mais remota, de uma escola que olhe para o aluno como um ser único! Entre outros seres únicos. E que lhe ensine que, na sua unicidade, tem de respeitar e aprender a viver em pluralidade.
Sabem, acho que vou começar a pensar numa tese: "Humanização dos procedimentos escolares"...

5 comentários:

Raul Martins disse...

E lembrei-me da nossa 3za: " É assim que quero gastar o meu tempo. Ao serviço deles e não de políticas retalhadas que esvaziam a escola de sentido e são concebidas por quem se esquece do mais básico e elementar:
nas escolas há... alunos!
(Que precisam de tempo, do nosso tempo, da nossa maior e melhor energia...)"
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E da Zenita Guenter:

“As crianças aprendem o que são e quem são através do clima da sala de aula, do tratamento recebido pelos professores, das implicações abertas ou veladas de seus próprios sucessos e fracassos. E são essas aprendizagens não planeadas que provavelmente produzirão efeitos mais significantes e permanentes do que aquilo que é ensinado, propositadamente, pelo professor.”
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E quarta-feira está ai à porta!
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Carpe diem!

Anónimo disse...

avó pirueta
queu e a nha maria tâmes acim um bucádo incavacádos camodos ca senhora qué munte especiále e munte fina e munte da cultura cagente qué do campo né?
agente na meréce assim tanta cunciderassão ca senhora qué munte bondoza de contendêre cagente ca ficamos imbaraçádes cagente na sábe paláveras finas.
avó pirueta agardecemos bém do fundo do nósso curassão.
AB IMO CORDE

Licas disse...

A Escola da Ponte e o seu mentot - o Zé Pacheco, deviam ser u,ma referência para todas as comunidades educativas deste´país. Tive a sorte de conhecer bem o projecto e de certa forma o adoptar na escola onde trabalhei. ÉD evidente que em relação à educação, às escolas e aos alunos, não há, nem pode haver uma receita única, porque o tecido com que se trabalha diverge, mas que o Projecto da Escola da Ponte, podia e devia ser o "Norte" para muitos, lá isso podia ...

E amanhã é 4ª feira!
Boa viagem e bom regresso.

Lamento nunca mais ter falado comigo, mas espero ouvi-ja em brave.

Um abraço
Licas

ematejoca disse...

Das Gras wächst nicht schneller, wenn man daran zieht!

Afrikanisches Sprichwort

Conheces este provérbio Africano?

Espero, querida Carmo, que estejas feliz no seio da tua família.

Estou sempre à espera das tuas palavras.

Bj*******

Anabela Magalhães disse...

Presumo que já estejas em viagem.
Vai daí quero deixar-te votos de excelente regresso.
Entra bem aqui no rectângulo!
Bjs