quinta-feira, 5 de junho de 2008

Hohe é dia do Ambiente se Amanhã também o for







No dia do Ambiente até os cardos dão flor...
Hoje é Dia do Ambiente e é dia de aniversário do Domingos Joaquim da Rocha Rodrigues. Parabéns, Domingos. Parabéns também porque tiveste a sorte de não ver a tua “Oliveira Martins” desaparecer do mapa escolar. A Oliveira Martins que era “a universidade dos guarda-livros”, onde as empresas os iam recrutar.

Hoje é Dia do Ambiente. E eu, que sou tão positiva, começo a descrer. Façam-me acreditar, por favor. Qualquer dia peço a colaboração de todos para fazer uma petição contra os “Dias de”. Para nos lembrarmos que todos os dias são Dias do Pai, da Mãe, da Criança, do Professor, do Ambiente, da Poupança, …

Todos os dias são Dias de Viver e não se pode viver a fatias, a talhadas, aos bocados. Por isso, quero avisar que, muito deslealmente, determino que ontem também foi Dia de tudo o que exprimi em cima e amanhã também.
Aliás, determino que Hoje é o dia de Ser Feliz, é o Dia dos Lindos, é o Dia dos Feios, é o Dia dos Doentes, é o Dia dos Sãos, é o dia dos Médicos, etc, etc, etc.

Só não é o Dia de ser Mau. E de ser Infeliz. Hoje é o Dia do Ambiente, sim. Mas façamos também amanhã tudo o que de bom hoje fizermos pelo Ambiente. Ele agradece já. Nós nos agradeceremos mais tarde. Amém.

4 comentários:

BC disse...

Graças a Deus, alguém que pensa como eu.
Obrigada avó.
Acabei agora de comentar isso mesmo no blogue da Fátima,eu enganei-me na data e postei ontem.
Mas que importa, não gosto de dias pré concebidos, no calendário.
SERÁ QUE SÓ LIGAMOS AO PAI UMA VEZ NO ANO?

SERÁ QUE SÓ PENSAMOS NA NATUREZA UMA VEZ POR ANO?
SERÁ QUE SÓ TEMOS CRIANÇAS UMA VEZ
POR ANO?
Recuso-me a aceitar isso.
Ainda bem que me enganei, não foi propositado mas até poderia ter sido.
Beijinhos avó
E se quiser vá lá ver um poema no meu cantinho

Licas disse...

Então é o seu dia!

Viva-o e sinta o cheiro dos bons, das flores, do campo.
Escute a voz dos grilos e do vento.
Beba a água da fonte da sabedoria, da simplicidade e do perdão.

Quem sabe se amanhã não será o nosso dia?

Um abraço
Licas

Fátima André disse...

Carmo, fiz aqui um pequeno assalto ao seu texto porque exprime o que eu já anteriormente disse sobre o meu posicionamento em relação às comemorações dos "Dias de".
Para não me estar a repetir, linkei para o meu texto e, roubei-lhe um excerto do seu post.
Como sei que não se zanga :) aqui lhe deixo o meu agradecimento e um grande, grande, grande abraço... e claro, o meu :)

ematejoca disse...

Espero também que nao se tenha zangado por eu ter colocado no meu blogue o seu poema.

Claro que nao se deve pensar só hoje na natureza, infelizmente, conheco pessoas que nunca pensam.
E um dia é tarde demais.

A Carmo escreve muito bem. Tem um estilo excelente.
Se puder mande-me a regra das vírgulas, ou outras regras.
Já lhe mandei várias @mails, mas sao-me devolvidas.
O meu @mail é: teresa.hoffbauer@arcor.de

Beijinhos de Düsseldorf!