terça-feira, 20 de maio de 2008

Carta ao Menino Jesus...aos soluços (3º Soluço)


Menino Jesus, lá estive a ouvir a pequena, são coisas de coração jovem, penso que a nossa conversa de pé de embondeiro a ajudou. Obrigada por me teres mandado o Espírito Santo. Mas, continuando, chegou a altura de Te pedir que nos dês mais capacidades intelectuais. É urgente, porque parece que somos quase todos um tanto apoucados. Pelo menos a Português e a Matemática. A não ser assim, de quem é a culpa? Entretanto, deixa-me interromper esta lista de pedidos para te agradecer o que inspiraste ao Dr. Nuno Crato quando ele disse que nós não somos menos capazes mas que temos uma grande tendência de seguidismo para modernices pedagógicas que não dão em nada. Também achei que ele tinha razão ao dizer que é, principalmente, a incapacidade de saber falar, ler escrever e interpretar Português que causa as desgraças da Matemática. Eu sei que o senhor causa engulhos a muita gente, mas, na minha, acho que ele neste caso tem razão.
Portanto, apesar de saber que estou a pedir muito, atrevo-me a mais isto: dá-nos uma boa Ministra da Educação, sensata, que saiba ouvir e que não desconfie praticamente de todos os professores. Como pode alguém amar uma obra e desprezar os operários? Dá-nos, meu Menino, Professores competentes e, se possível, “fascinantes”. Se quiseres ver qual é a diferença, dá uma vista de olhos às aulas e aos bloguistas da minha caixinha de Afectos. Aí, no que diz respeito a bons Professores, Tu, Divino Mestre, sabes bem que não basta saber: é preciso amar o que se faz, ter entusiasmo (ter Deus dentro de si, que é o que quer dizer, etimologicamente, diziam os gregos). Não é para qualquer um. Sabes, às vezes, reflectindo na Tua Vida e nos Teus amigos, acho que os professores precisavam de ter a impulsividade de Pedro, o Amor de João e o pragmatismo de Paulo. Que achas? Terei razão? Além disso, temos uma língua maravilhosa e destruímo-la sempre que podemos. As orações que os homens compuseram para te louvar, Senhor, são mais belas em Português, mas se não pões mão nele, um dia destes começamos o Pai-Nosso com um ”É assim” e terminamos com um “prontos”, em vez de “Amém”.
Voltemos aos portugueses em geral. Olha que até parece má-vontade de Teu Pai, a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade! Deu-nos um Portugal lindo (embora nós tenhamos feito os possíveis para o tornar feio, na maior parte dos casos onde metemos as mãos), deu-nos um clima fantástico, mas achou que já era o suficiente e esqueceu-se do Povo. Nascemos um bocado cansados, duvidamos antes de vermos e acreditamos em coisas que nem podemos garantir que existam. Olha, já que estou a pedir, então dá trabalho aos desempregados e vontade de trabalhar a todos, torna os empresários mais socialmente envolvidos, inspira-os a fazerem os seus negócios com rectidão. E não te esqueças de uma habilidadezinha que faça fechar as fábricas de armamento e outra que dê um enjoo natural e eficaz pelo tabaco. Tens é que pensar numa alternativa para quem fica sem trabalho, mas haverá impossíveis para Ti?
Acho que a lista vai longa e está na hora de acabar. Posso pedir mais uma coisinha? Senhor, mata a Fome do Mundo. Toda a Fome. Primeiro, a fome-fome. Depois a fome que o homem tem do Bem, tantas vezes sem o saber. A fome de Amor, a fome de Saber, a fome do Belo, a fome da Alegria, a Fome de Ti. Amem.
Desculpa o atrevimento, mas eu confio no Teu Perdão. Tua, Carmo

3 comentários:

Raul Martins disse...

Carmo, ontem a minha oração foi um pedaço de música clássica no espaço do CCZ, hoje, é consigo que eu rezo ao sabor destes soluços. Será por ter sido o Domingo da Semana Passado o da Santíssima Trindade que fez o seu coração expressar-se desta maneira? Creio que sim. Mas sei que me vai dizer que esses domingos são todos os dias, assim como as cartas ao menino Jesus não são só no Natal mas sempre que o nosso coração "aperta". Não podemos falar com Deus Pai, Filho e espirito Santo se não estivermos em sintonia com tudo o que se passa ao nosso lado, com o sofrimento dos outros, com os problemas sociais, com o que nos massacra o coração. É o PAI NOSSO A SER REZADO DO FIM PARA O PRINCÍPIO. Que o bom Deus nos continue a abençoar, assim como a esse povo meu que bem precisa de um abraço imenso de sorrisos de Deus.
Com admiração.
Um beijinho de todos nós cá de casa.

Fátima André disse...

Pronto, Carmo, mais uma vez o seu dom incontornável de utilizar as palavras de forma divinal.
Calaram-me fundo as suas palavras. Que oração tão linda!
Estou aqui com dificuldades de ver o teclado. Perceberá porquê.
VOU-LHE FAZER UM PEDIDO MUITO IMPORTANTE: Lembre ainda ao menino Jesus a nossa querida "BC" e o seu filho que vai ser operado hoje. Também o vou fazer, mas a Carmo está mais perto do menino Jesus. Também quero crescer assim na minha Fé. Acredite que SIM. Obrigada pelo seu testemunho. Já está gravado no meu coração.
Um beijinho grande

BC disse...

Consegui vir aqui rapidamente.
Vocês também estão no meu coração.
MAS NÃO SE PREOCUPEM É UMA COISA SIMPLES.
Mas agradeço do fundo do coração a
vossa solidariedade.
Um grande sorriso.