quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O que é que se passa connosco?

Acabo de ver o Telejornal e estou um tanto abalada. Não sei até que ponto o meu espírito natalício me ajudará a ter compreensão para duas notícias que me tocaram. Depois de ter visto o Presidente Lula da Silva discursar em Português na Cimeira do Clima em Copenhaga, vi, logo a seguir, o Primeiro Ministro português falar em inglês. Fiquei envergonhada! E, daí a pouco, ouço que o hino da selecção portuguesa para o Campeonato Mundial de 2010 é uma música dos Black Eye Peas! Mas nós perdemos de todo o amor-próprio ou sou eu que estou atrasada relativamente ao momento histórico? Bem conheço o aforismo que diz que "não é próprio chamar amor ao amor-próprio", mas, caramba, nem tanto ao mar nem tanto à terra!
Na verdade tenho de confessar que talvez ande um tanto susceptível, porque também me irritei com uma peça publicada hoje na revista "Sábado", sob o título "As figuras mais cruéis da Bíblia". Um chorrilho de banalidades, sem nenhuma profundidade e mostrando uma grande ignorância sobre o assunto, apesar da senhora que escreveu se ter dado ao trabalho de ouvir dois padres e um pastor. Logo no preâmbulo, a senhora define a Bíblia como "o livro de Jesus". S.Pedro, pelos vistos, foi cruel porque negou Jesus três vezes, E não recebeu nenhum castigo porque se arrependeu. Coitado de S. Pedro que até foi crucificado de cabeça para baixo! E vai por aí adiante. Os jornalistas mais jovens não recebem, garantidamente, ensinamentos nem normas nos campos da sensibilidade e bom senso. Basta reparar nas perguntas tolas que disparam e a falta de humildade ao humilharem, tantas e tantas vezes, as pessoas que entrevistam. Não refiro a falta de cultura geral porque essa, então, é de bradar aos céus.
Já a semana passada me indignei porque tomei por minhas mágoas alheias. Não gostei de ver como a revista Visão apresentou a vida e os gastos dos angolanos ricos em Portugal. Não se atrevendo a chamar claramente desonestos a esses cidadãos, fizeram grandes parangonas do que compram e da vida que levam. Ora vão lá a raciocinar um pouco: o dinheiro é deles ou não é? Se não é, onde é que isso nos coloca, a nós, portugueses? E se é, o que é que nós temos a ver com o facto de comprarem coisas caras e de bom gosto? Será por serem escuros de pele que não podem ter bom gosto e gostar de coisas boas? Sentir-nos-emos no direito de reclamar porque em Angola há muitos pobres? E em Portugal não há pessoas que levam vidas luxuosas e pobres a quem falta pão, calor, tecto, até remédios? Ora deixemo-nos de paternalismos serôdios e sejamos mais honestos. Não aconteça que de nós se possa dizer que vemos o argueiro no olho do vizinho e não vemos a trave no nosso olho.
Já agora que estou, reconhecidamente, a usar o blogue para desabafar as minhas mágoas, devo confessar que tenho andado muito incomodada com a incapacidade que temos tido de diminuir a fome no mundo. Ainda mais porque, tendo andado no meio, sei quanto do dinheiro e comida que se dá para os famintos se perde entre as mãos que dão e as mãos que recebem. Dói-me ver a Caridade feita emprego e, ainda por cima, emprego bem pago e com mordomias.
Bem, já desabafei. Gostaria de referir alguma coisa boa, mas apenas me lembro da alegria que vi em alguém apenas porque uma pessoa que há muito se afastara lhe mandara uma simples mensagem de Natal.
Pois é: temos de nos lembrar mais dos outros, porque também há quem tenha fome de Companhia, de Afecto, de uma palavra compreensiva. E isso é tão barato! Boas Festas!

16 comentários:

Raul Martins disse...

Sempre atenta e certeira!
.
Não li ainda a "sábado"... Mas o que dizes já retrata o que poderíamos ler.
.
"Entre as mãos que dão e as que recebem." Disseste de uma forma clara e directa uma realidade que cada vez é mais notória. Infelizmente. Mas, apesar de tudo, lá vamos distribuindo por aqui e ali.
.
Pequenos gestos que podem tornar o outro mais feliz, sem duvida!
.
Beijinho grande

BC disse...

Boa tarde "Avó Pirueta",depois volto, vinha só perguntar se conseguiu aquilo que me pediu, se não informe-me oK?
Beijinhos da Isabel

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

..........
Salve !
Em busca de leitores e de petrocínio para o meu blog, estou aqui para convidá-lo a conhecer "FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...", em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Professora e pesquisadora da cultura brasileira, acredito num mundo melhor com menos violência através do exercício da leitura e da reflexão.
O afeto e a educação continuam sendo o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o seu próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
Além disso, divulgar esse imenso país com suas belezas naturais e multiplicidades culturais têm sido outra de minhas metas, afinal ninguém pode amar aquilo que não conhece, não é verdade. Eu me apaixonei pelo Brasil aos 12 anos, depois de ler "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna para fazer uma peça de teatro na escola onde estudava - Chicó foi o meu primeiro amor. Penso que falta ao povo brasileiro conhecer mais o seu país. Ultoimamente temos visto tantos escândalos na TV, dinheiro em mala, en cueca, em bolsa, escondidos até em meia...tanta gente passando necessidade e essa raça de políticos desviando milhões dos cofres públicos, deixando o povo a mercê da própria sorte. Uma total falta de respeito para com o seu país. Falta a essa gente o sentimento de pertencimento, afinal o Brasil ainda é o melhor lugar para se morar.
Bem, se você achar a minha proposta coerente, VAMOS TODOS JUNTOS NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR.
Atualmente moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, ruídos aqui só o canto dos pássaros, o Curupira,do Caruara, a Pisadeira ... vez por outra o Saci aparece aprontando das suas. Devido a localidade ser muito alta, o sinal que chega do meu 3G é muito precário, nem sempre posso estar online. Alé, disso tenho outro probleminha: os relâmpagos. Espero que compreenda as diversas limitações de quem escolheu viver no meio do mato e, na medida do possível, vou respondendo os e-mails que chegam e atualizando o meu blog FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Se você ainda não o conhece, dê uma chegadinha por lá, é só clicar no link em azul. Deixe para mim o seu comentário.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre e que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010 que se inicia.
Saudações Florestais !
Silvana Nunes.'.

Fátima André disse...

Muito trabalho a acompanhar-me neste tempo que antecede o Natal, por isso passo a correr... com votos de uma quadra Natalícia repleta de calor humano para toda a sua família.
Beijinhos :)

Existente Instante disse...

Comovido, Santo e Terno Natal para a Maria do Carmo.
Apesar de adormecer, longe do meu coração esquecer.
Aceitei o seu desafio...no meu blogue.

Anabela Magalhães disse...

Maria do Carmo
Desejo-te um Santo Natal na companhia da tua amada família.
Deixei-te uma música no meu blogue...
Beijinho grande
Anabela

ematejoca disse...

___________________Paz
__________________União
_________________Alegrias
________________Esperanças
_______________Amor.Sucesso
______________Realizações★Luz
_____________Respeito★harmonia
____________Saúde★..solidariedade
___________Felicidade★...Humildade
__________Confraternização★..Pureza
_________Amizade★Sabedoria★.Perdão
________Igualdade★Liberdade.Boa-.sorte
_______Sinceridade★Estima★.Fraternidade
______Equilíbrio★Dignidade★..Benevolência
_____Fé★Bondade_Paciência.★.Gratidão_Força
____Tenacidade★Prosperidade★.Reconhecimento
(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×(¨`•.•´¨)
(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×(¨`•.•´¨)

FELIZ NATAL são os votos sinceros da amiga de longe.

Depois do Natal volto com mais tempo.

Bea disse...

Festas Felizes!;-)

Carlos Faria disse...

após quase um ano sem actualizações, vejo que reapareceu durante as minhas férias de Dezembro. óptimo regresso (as coisas boas podem-se não vender, mas há que as goste de recolher).
Relativamente ao Natal já venho atrasado, mas votos que 2010 lhe seja favorável ainda vão a tempo.
Espero continuar a passar por cá e que mantenha este sítio que liberta alegria e bons conselhos aberto.

Anabela Magalhães disse...

Excelente 2010, Maria do Carmo!
Votos extensivos aos teus próximos!
beijinho grande

Se interessar vai estar disse...

Tem toda a razão em tudo o que diz e deixe-me acrescentar que é mais fácil vermos os defeitos dos outros quando os nossos são superiores... Portugal e os portuguêses estão tão mal que parece que nem se querem ver ao espelho, por isso adoptam estrangeirismos, parece que nos queremos msiturar com os outros para nos esquecermos quem somos. Desde sempre ouvi que "a galinha da vizinha é melhor que a minha!" Ai nós portugueses... Somos de bradar aos Céus... Temos que ter alguma atitude e mudar... Medemos poucos mas mudemos! Continue assim... Pois os sábios são aqueles que têm alguma coisa a dizer de tudo o que faz parte de nós e os inteligentes são aqueles qque os seguem! Obrigada.

samnio disse...

atendendo ao tema de seu post, sou a convidá-la a visitar o meu blog e a ler o post "Brasil ... nova ordem mundial".

http://palavrassemjeito.blogspot.com

Geraldo Brito (Dado) disse...

Parabéns pelo blog Vovó!

Divulga Meu Blog! disse...

Acesse o Divulga Meu Blog e saiba como aumentar as visitas em seu blgo!

http://divulgameublog.blogspot.com

maybe disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

mon disse...

Chanel Cruise Bags 2011 Holiday Series, ain't It Hot?
Chanel's
Carnival at 2010 Shanghai World Expo

Chanel Reissue 2.55
Alligator Flap Bag