segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Comentário-resposta aos comentários do poste anterior

Vou responder aqui aos Amigos e Leitores que fizeram o favor de ler e comentar o poste do dia 27.
Primeiro: estamos todos de acordo em que a avaliação que existia não era nada, era menos que nada, permitia a consagração da fachada, da funcionalização. Quantos professores eram avaliados com o raríssimo "Não Satisfaz"? E quantos documentos apresentados nos relatórios eram consabidamente falsos? Quantos relatórios eram copiados a partir de outros?
É claro que concordo que há mais Professores que professores, mas o prejuízo causado por um só professor pode ofuscar, diminuir, impedir, sabotar, o trabalho de 10 Professores.Sou pela Avaliação, sim! Eu própria, ao atingir o 10º escalão, pedi, como era meu direito, para ser avaliada externamente à minha Escola. Porque não queria sair com o mesmo mísero "Satisfaz" de pelo menos três colegas que se aposentariam no mesmo ano que eu. Podem pensar que isto é orgulho, soberba, mesquinhice, demasiada auto-estima. Pois eu pensei que estava a fazer justiça ao meu trabalho como Professora! O que penso ainda é que a Avaliação, tal como a vejo, deve ser formativa, isto é, a sua principal finalidade deve ser melhorar o desempenho mais do que "catalogar" o docente como mau ou bom. Essa ideia criámo-la nós, Professores maiúsculos e minúsculos, quando usamos os testes para "ver" quem aprendeu e quem não aprendeu. Na minha óptica, os testes eram primeiramente para eu aferir o meu próprio trabalho e só interessavam se me permitiam ver o que tinha falhado com alguns e porquê. Logo, com os docentes a Avaliação tem de ter esse objectivo. Quem a usar para sobressair (como avaliador), para humilhar, para se vingar, para se apropriar de técnicas e estratégias dos avaliados não merece ser avaliador e deveria ser avaliado negativamente como tal.
Estamos todos no mesmo barco: queremos uma Educação melhor, uma Escola mais activa, mais atractiva, uma Relação interpessoal mais humana. Se a Avaliação não permitir tal, se for realizada com papel e lápis, tesoura e esquadro, fita métrica e relógio, sem alma, sem coração, sem solidariedade, sem justiça, então nem sequer vale a pena começar.
A Vida trouxe-me, mais uma vez, o que prova a infinita Bondade divina, outras obrigações que não me permitem dedicar tanto tempo ao blogue ou a comentários. Já agradeci a todos os que se interessam pela minha ausência e fazem o favor de gostar de ler o que me dita o coração e a cabeça, mas, realmente, tenho o tempo muito agradavelmente mais ocupado e, como em tudo, é preciso fazer opções...

8 comentários:

BC disse...

Como não comentei o poste anterior, como nenhum durante este fim de semana, venho só deixar-lhe um beijinho e os meus sorrisos.
Boa semana, fique bem avó, eu penso muito em si, sabe disso.

"Existem sítios onde nós não podemos passar, sem parar".

Licas disse...

Engraçado!
Ontem comentei este post e hoje vim verificar se o comentário se encontrava aqui e tal não acontece. Aliás já aconteceu isto variadíssimas vezes. Qual será a razão?
Vou estar atenta.
Licas

antonio paulo disse...

cRA SENHORA VENHO POR ESTE MEIO dizer-lhe que penso que poderia retornar e viver com animais, tão plácidos e autocontidos; eu paro e me ponho a observá-los longamente. Eles não se exaurem e gemem sobre a sua condição; eles não se deitam despertos no escuro e choram pelos seus pecados; eles não me deixam nauseado discutindo o seu dever perante Deus. Nenhum deles é insatisfeito, nenhum enlouquecido pela mania de possuir coisas; nenhum se ajoelha para o outro, nem para os que viveram há milhares de anos; nenhum deles é respeitável ou infeliz em todo o mundo.


O mundo actual semelha-se ao mito de Sísifo. Anda de baixo para cima e de cima para baixo, infinitamente sem encontrar o recto caminho, e carregado pelo peso de um rochedo que, mais tarde ou mais cedo, irá rolar pela encosta. Há muitos anos que não dispomos de dirigentes à altura das mudanças do mundo. Guiam-se, todos, à Direita e à Esquerda, pela mesma cartilha. Removeram a ideologia e as convicções do calendário político. Ao contrário de Sísifo, que recusa, obstinadamente, a derrota, eles submeteram-se às consequências desta união no vazio.

Raul Martins disse...

Em nome da "Família Feliz" um grande beijinho de parabéns. Feliz aniversário neste dia que também é de S. Francisco.
.
Carpe diem!

ematejoca disse...

Minha querida avó pirueta:

Também estou aqui para te dar os parabéns. Hoje é o dia de S. Francisco de Assis e também o dia do teu aniversário. Nunca me esqueci.

Parabéns a voce,
Nesta data feliz,
Muitas felicidades,
Muitos anos de Vida!

Um grande abraco de amizade da amiga de longe.

PS: As @mails que te mandam sao-me sempre devolvidas. O ccz tem o meu endereco @mail. E nao há problema.

EMD disse...

Felizes coincidências:
dia de S. Francisco e dos aniversários da Teresa Marques e da Avó Pirueta.
Parabéns e beijinhos

Licas disse...

Olá Avó!
Tomei conhecimento pelos postes restantes que hoje é dia do seu aniversário.
É pois um dia de alegria e sobretudo um Hino à Vida.
Que ele seja passado com saúde e Paz e que para sempre faça aquilo de que gosta.
Envolvo-a num abraço terno de parabéns.
Licas

Filipe Camarinha disse...

Parabéns Avó!!!
foi um prazer conhecê-la, volte... será sempre bem-vinda...