quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Lições de Português

Antes de falar nas "Lições", deixem-me agradecer todos os comentários e palavras tão amigas e simpáticas que foram deixando enquanto eu preguiçava. Acontece que, como venho repetindo, custa-me não ter coisas bonitas, positivas, para falar delas. Mas acontece também que, só agora, finalmente, vi algo que me agradou imenso e quero partilhá-lo convosco.
Tudo porque o meu novo fornecedor de TV por cabo inclui a TV Globo e ainda ando por ali a ver quantos canais tenho, o que apresentam, etc. Por motivos que não vêm agora ao caso, tenho tido insónias e só adormeço tarde. Mas continuo a acordar cedo...
Ora, já percebi que o sono é essencial e, por isso, de manhã. pelas seis, sete horas, ligo o aparelho que está no meu quarto para um canal onde haja notícias em Português. E a meia voz... Normalmente traz-me o sono de volta. Pois nestes últimos dias, a essas horas matinais, tenho encontrado um belíssimo programa, muito bem feito, a ensinar Português. No Brasil. E não é Português de favela nem de telenovela de prime-time. É bom Português! Os exemplos, as explicações, os actores, as sequências, tudo do melhor. E vai-me aquecendo a alma não ouvir "Vêjamos, póssamos, deiamos, sêjamos, etc".

As preposições pedidas por alguns verbos aparecem inseridas em contextos naturais, adequados. Enfim, um regalo para os meus ouvidos exigentes. Um programa como nunca vi na nossa TV, nem sequer naquele que passou há relativamente pouco tempo com o Diogo Infante. O actual "Bom Português" da RTP1 da manhã é quase 99 por cento baseado em ortografia. Importante, sim, mas que pobreza! Quando será que aparece um programa como o brasileiro? Com explicação dos conectores? Com frases bem estruturadas? Com exercícios de pontuação?
Enquanto não vem, aproveito para dizer que o meu pé direito, com os seus parafusos, placa e prego, está recuperado a uns 95%, o que é muito bom na minha provecta idade. No entanto, a meta a atingir, são os 100%, claro. E vamos vencer. A Vanessa, o Nelson e eu: três medalhas!
Viva Portugal!
PS: Já me ofereci ao Comité Olímpico para ensinar "a estar" e boas maneiras para participantes em futuras Olimpíadas. Graciosamente. Aguardo resposta...

14 comentários:

Bea disse...

Continuando agora a fazer comentários, neste blog que sempre espreito: também eu me interesso por estas coisas do Português, mas muito importante foi o rematar do seu post. Na verdade, é pena que os nossos atletas, que nem ponho em dúvida tanto se esforçaram, e reconheço que tão frustrados ficaram, impotentes também face aos colossos que são os outros atletas, não tenham tido alguma orientação (dos senhores que se intitulam...)no sentido de não terem ditos aquelas "barbaridades".
Agora, os que nada fazem, não lhe perdoam. E não se calam.
Salvou-se, no final, a honra do convento com o Nélson e a Baneessaaa. Ficámos todos a ganhar.

ematejoca disse...

Que bom que estejas de novo na blogosfera, querida Carmo. Que pena eu nao estar aí para ouvir essas licoes de Portugues, bem precisava.
Saudacoes de Düsseldorf

f@ disse...

Eu tb preciso de umas lições de português...
tês medalhas do melhor... nem tenho palavras...
e a resposta deve estar a chegar.... beijinhos das nuvens

Avó Pirueta disse...

Minhas Queridas, quem procura já encontrou, quem quer já tem. Por isso, esse vosso gosto de falar bem, agora tão pouco estimulado, me faz muito feliz.
Hoje vou postar mais tarde, porque vou viajar... mas vou para perto. E para um sítio onde se fala uma algaraviada...
Continuemos a nossa cruzada em prol do bom Português e das boas maneiras e estaremos a fazer a nossa parte. Beijinhos da Avó Pirueta

Pedrita disse...

realmente a tv globo tem excelentes programas. beijos, pedrita

Jorge Bastos Malheiro disse...

Olá Carminho!

Estou a ver o teu novo look. Convém mudar de quando em vez. E as lições de Português... deviam começar pela TV que tantos erros dá. Como os «encarregues»... Será que os camioes também vão «carregues»? Francamente, eu já ando «sobrecarregue» com tanta estupidez.

Abraços amigos e continuação das melhoras

Carlos Faria disse...

silenciosamente lá continuo a espreitar por aqui e como tenho andado de viagem, só hoje deparei-me com este post. Não sou um defensor de que é esta comunidade ou aquela que detém a língua de camões, temos variantes é certo, mas reconheço muita qualidade no português do brasil bem falado por quem sabe e tem cuidado em educar os falantes, bem como muita mediocridade nos lusitanos que desrespeitam a sua língua de que se dizem senhores.

Luis Neves disse...

http://www.youtube.com/watch?v=XlFOpw8tG7Y
vê o video da música
Si tu no estais aqui - Rosana
muito bonita!
Quando regressa aqui para blogar um pouco? já estamos a sentir a falta, Quando voltas a escrever um postzinho? Que tal continuar as lições de português aqui no Piruetas da avó? Eu bem que precisava de escrever melhor.
Colinária: -Fiz o teu bolo de cenoura mas ficou com chocolate a mais, ficou demasiado doce.

renard disse...

Ouma I miss you terribly. Are you alright? I hope your somewhere having a good time...
I miss your sweet comments and the smile your writting often puts on my face.

I really do miss you. Saudade que faz doer cá dentro, sabe?

Um grande beijinho de raposita...

Anabela Magalhães disse...

Hello!!! Carmito!!!!

JMA disse...

Espero que o sono venha sempre que dele precisares

EMD disse...

Que piruetas andará a nossa avó blogosférica a fazer.
Beijinhos

Licas disse...

Agora é a minha vez de perguntar ... Por onde andas?

Espero que esta ausência se deva apenas a uma férias bem merecidas e que nada tenha a ver com a tua saúde e recuperação.

Estou certa que dentro em breve nos revisitaremos.
Um abraço
Licas

Teresa Martinho Marques disse...

:) Que os 5 por cento cheguem depressa! Olha... o assunto que me traz é outro... Em nome do Miguel Pinto (outroolhar) venho convidar-te para integrares a confraria do blogue Aragem (http://outroarcanjo.blogspot.com/) que conta com muita gente que conheces... :) Estamos em período de reflexão sobre o futuro e de nomeações (já lá tens uma). Se aceitares (espreita para veres o estilo, como estamos a pensar o futuro dele e como foi evoluindo no tempo...) envia-me o teu e-mail para o meu (teresamar no gmail)para eu te colocar em contacto com o Miguel e ele te dar livre acesso à publicação de entradas... Continuação de boa recuperação... Eu, já sabes... andarei a mil... :) Muitos beijinhos