sábado, 19 de julho de 2008

Avaliação de Desempenho do corpo docente de Angola - Parte II

Isto é uma escola angolana do interior, pouco depois de ter terminado a guerra. Vemos a figura digna do Professor e o entusiasmo de um grande grupo de crianças que, certamente, após a foto, entraram e se sentaram no chão para seguir o que o Professor ensinava. E aprendiam. Só com uma lousa. Ou uns papéis e uns lápis.

Voltemos, pois, à Avaliação de Desempenho:
Artigo 6º: Tipos de avaliação
1. A avaliação de desempenho do corpo docente, técnicos pedagógicos e especialistas de administração da educação é tipificada como comum ou especial.
2. O processo comum da avaliação de desempenho efectua-se anualmente até ao mês de Janeiro, relativamente ao ano lectivo anterior.
3. O processo especial de avaliação efectua-se por iniciativa dos interessados e visa propiciar-lhes:
a) a possibilidade de acelerar a progressão na carreira, por força de especialização:
b) a correcção de classificação negativa obtida na avaliação comum.
4. Para a efectivação do previsto na alínea b) do número anterior, o pedido de abertura do processo especial de avaliação deve ocorrer depois, de, pelo menos, seis meses da data da avaliação negativa.
Artigo 7: Classificação
1. A classificação a atribuir no processo de avaliação desempenho do corpo docente, técnicos pedagógicos e especialistas de administração da educação é a seguinte:
a) muito bom, de 18 a 20;
b) bom, de 14 a 17;
c) suficiente, de 10 a 13;
d) mau, de 0 a 9
Artigo 8º: Graduação dos indicadores de avaliação
1. Cada um dos indicadores de avaliação a que se referem os modelos anexos ao presente diploma é susceptível de graduação em quatro posições, ponderadas em 5, 10, 15 e 20.
2. A cada indicador é atribuído um coeficiente de ponderação 3,2 e 1.
3. A determinação do valor de cada indicador é obtida pela multiplicação do respectivo coeficiente de ponderação, com a graduação atribuída.
4. A classificação final de cada docente, técnicos pedagógicos e especialistas de administração da educação é obtida pela soma dos valores atribuídos aos indicadores, divididos por 10.

Num dos próximos postes irão mais alguns dados. Espero que isto vos diga alguma coisa.
Ah, os indicadores da Avaliação de Desempenho dos docentes, técnicos pedagógicos e especialistas de administração da educação são os seguintes:
1. Qualidade do trabalho
2.Aperfeiçoamento profissional
3. Espírito de iniciativa/inovação pedagógica
4.Responsabilidade
5. Relações humanas

Hoje não há mais. Para não cansar...


2 comentários:

Pedrita disse...

aqui no brasil acharam que a avaliação do desempenho afungetava os alunos. para que não tivesse o êxodo os alunos passavam de ano em quaisquer condições. infelizmente decaiu muito o ensino por esse motivo e não há estatísticas que comprovem se diminuíram o êxodo nas escolas. beijos, pedrita

Raul Martins disse...

Obrigado pela partilha. Vou ficando a saber como acontece e se faz a avaliação no país que me viu nascer.
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Acho equilibrados e positivos os indicadoes da Avaliação de desempenho.
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Carpe diem!