segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Livros, materiais, sonhos...

Estamos numa altura do ano em que somos convidados para almoços e jantares de Escola. Num desses almoços ouvi vários Professores queixarem-se da quantidade de livros que têm em casa, ocupando espaço e sem utilização prática. Perguntavam entre si como poderiam "ver-se livres" deles.
Ora acontece que respondi a um pedido para colaborar em projectos ligados à Educação, como voluntária. Um deles, KU TIVA, uma palavra em dialecto chananga, de Moçambique, e significa "conhecimento, saber" pretende mesmo obter livros escolares e outros materiais para as escolas profissionais daquele País. Sinto-me feliz por ter salvo muitos livros de uma morte sem sentido...
Bem, mas este Projecto precisa de gente que ajude. especialmente de Professores aposentados, porque estão dentro do assunto.
Acham mal que partilhe convosco o Projecto? Espero que não, porque, a partir de amanhã, começarei a publicar informação sobre o que podemos fazer para ajudar os alunos moçambicanos a ter acesso a livros.
Tenho a certeza de que muita gente que dedicou a sua vida a ensinar gostaria de continuar a alimentar o "bichinho" sem horários nem obrigações maiores do que as que o coração e a sensibilidade ditarem. Contamos com eles. Eu, os alunos, os Professores moçambicanos e mais umas Pessoas de que irei falando...

1 comentário:

Anabela Magalhães disse...

Excelente ideia essa de publicares o projecto.
Quanto aos meus livros escolares em excesso levei-os para o Centro de Recursos da Sala de História da Escola onde agora me encontro.
Beijinhos e aguardo novas tuas.